Auren Energia incentiva consumo consciente com oficina de compostagem doméstica para comunidades rurais que estão no entorno dos parques eólicos

Compartilhe em sua rede social...
Auren Energia incentiva consumo consciente com oficina de compostagem doméstica para comunidades rurais que estão no entorno dos parques eólicos
Compartilhe em sua rede social:

Iniciativa promove a conscientização ambiental por meio do reaproveitamento de resíduos orgânicos 

No mês em que é celebrado o Dia do Meio Ambiente, a Auren Energia, realiza ação para incentivar o consumo consciente e a destinação sustentável de resíduos orgânicos nos municípios de Araripina e Santa Filomena (PE), Curral Novo do Piauí, Betânia do Piauí e Simões (PI). Entre os dias 13 e 15, a empresa irá promover quatro oficinas sobre técnicas de compostagem doméstica para os integrantes do Programa Comitê das Famílias, formado por representantes e lideranças comunitárias da região. A ação tem como objetivo promover a conscientização ambiental por meio do aproveitamento de resíduos orgânicos e a produção de adubos naturais, com alto índice de nutrientes.

Bastante simples e acessível a todos os públicos, rurais e urbanos, a técnica de compostagem doméstica pode ser utilizada tanto para consumo próprio ou comercial e, com isso, aumentar a produtividade, com a redução de custos com fertilizantes. O intuito da oficina é mostrar que qualquer pessoa pode adotar o sistema, e que a construção de uma composteira doméstica é fácil e simples, podendo ser feita em pequenos recipientes com materiais reutilizados que antes iriam para o lixo, como pote de sorvete, garrafa pet ou até mesmo um balde.

No município de Araripina (PE), as oficinas irão ocorrer na Serra do Marinheiro e na Serra da Rancharia, em Curral Novo do Piauí e Betânia do Piauí, a atividade será realizada na Serra do Inácio, já no município de Simões (PI), será na Serra do Jatobá. Ao todo, cerca de 145 famílias serão beneficiadas pela iniciativa. O curso será ministrado por Keilla Noronha, analista de Sustentabilidade da Auren Energia, e terá três horas de duração. Durante o encontro, também será discutido com a comunidade os benefícios da compostagem doméstica, materiais utilizados e tempo de produção. Em um segundo momento, será realizada a parte prática da oficina.

Segundo Raquel Leite, Gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da Auren Energia, a iniciativa leva a possibilidade da prática sustentável para comunidades rurais com poucas alternativas. “O nosso intuito é compartilhar conhecimentos e valores socioambientais com as famílias da região, promovendo a conscientização ambiental individual e coletiva, que é essencial para essa e futuras gerações”, conta.

Para as comunidades

No final da oficina, os participantes receberão materiais impressos e digitais com o passo a passo de como implantar uma composteira doméstica, incluindo um vídeo explicativo. Este material desenvolvido pela Auren Energia também será disponibilizado para a comunidade em geral por meio do Canal Diálogo Aberto da companhia como forma de promover a gestão consciente de resíduos nas comunidades vizinhas aos Complexos Eólicos.

Categorias
DestaqueIdeias

Matérias de autoria independente (instituições e agências de notícias).

Comentários via Facebook