Santa Filomena chegou a mais de 20 casos em 24h nesta quinta 7 de julho, número idêntico ao ocorrido nos dias anteriores da semana, terça e quarta (5 e 6). Assim, observamos que o número atual de pessoas infectadas já ultrapassa o pico de todas as ondas anteriores.
Conforme os dados divulgados pelo boletim municipal, Santa Filomena tem 64 casos ativos nesta sexta-feira (8). A média de crescimento diário é de mais de 20 casos.

A Prefeitura de Santa Filomena segue em atenção ao aumento do número de casos do coronavírus, realizando testes rápidos, para quem tem sintomas ou teve contato com infectado. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda, “Se você está com o esquema vacinal incompleto ou ainda não tomou a sua dose, vacine-se o mais rápido possível”. O município disponibiliza primeira dose e as doses de reforços imunizante.
A imunização coletiva é atualmente ainda é a única solução para controlar a pandemia. Prova disso, embora Santa Filomena esteja passando pela maior onda da doença, a última morte por Covid-19 aconteceu há um ano (dia 26 de julho de 2021). Desde o início da Pandemia, ocorreram 16 mortes por infecção do vírus em Santa Filomena. As duas últimos foram pacientes que se recusaram a tomar a vacina.
No Brasil, seis em cada dez mortos pela Covid não tomaram a 3ª dose da vacina, diz estudo da USP e UEP, conforme compilação de dados do Ministério da Saúde.
O aumento da Covid em Santa Filomena nas duas últimas semanas é proporcional às estatísticas do estado de Pernambuco. A média diária de novos casos é de 2.467.
Vacine-se. Escolha viver!
Por Charles Araújo