Os entusiastas de folgas e feriadões podem recordar com alegria o ano de 2023, enquanto o calendário de 2024 apresenta uma configuração menos generosa, com poucas oportunidades para esticar os dias de descanso. Num ano bissexto, contendo 366 dias, apenas três feriados nacionais proporcionarão a possibilidade de emendar com os fins de semana.
O ano começou com o Dia da Confraternização Universal, em 1º de janeiro, que felizmente caiu numa segunda-feira. Já a Paixão de Cristo, em 29 de março, e a Proclamação da República, em 15 de novembro, acontecerão em duas sextas-feiras, abrindo espaço para um prolongado final de semana.
Além dos feriados nacionais, é importante observar que cada estado possui suas próprias datas comemorativas, proporcionando oportunidades adicionais para períodos prolongados de descanso.
Quanto ao Carnaval de 2024, ele está programado para ocorrer no meio de fevereiro, nos dias 10, 11, 12 e 13, englobando sábado, domingo, segunda e terça-feira.
Segue a lista de feriados nacionais em 2024:
- 1º de janeiro: Confraternização Universal (segunda-feira);
- 29 de março: Sexta-Feira Santa/Paixão de Cristo (sexta-feira);
- 21 de abril: Tiradentes (domingo);
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (quarta-feira);
- 7 de setembro: Independência do Brasil (sábado);
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado);
- 2 de novembro: Finados (sábado);
- 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
- 20 de Novembro: Consciência Negra (quarta-feira);
- 25 de dezembro: Natal (quarta-feira).
Pontos facultativos em 2024:
- 12 de fevereiro: Carnaval (segunda-feira);
- 13 de fevereiro: Carnaval (terça-feira);
- 14 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira);
- 30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira);
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).
No Rio de Janeiro, além dos feriados nacionais, também são celebrados o Dia de São Jorge, em 23 de abril, e o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Este último, que era feriado em apenas alguns estados, passou a ser comemorado em todo o país a partir de dezembro de 2023, quando foi publicada a lei que o reconheceu como feriado nacional.