Na cidade de Santa Filomena (PE), mortes de cães por supostos envenenamentos virou uma rotina. Neste artigo, vamos tentar entender de quem é a culpa.
Por Charles Araújo
Talvez poucas pessoas parem para pensar que tão responsável quanto quem envenena é quem adota um cão e não cuida dele. Criar um animal doméstico em áreas urbanas requer dedicação. Não é somente pegar para “criar” e soltá-lo para viver abandonado na rua.
Qual é o destino de um cão abandonado? Passar o dia e a noite perambulando pelas ruas da cidade em busca de alimento e de companhia de outros da raça, ou até mesmo de um novo dono. Muitas vezes pelo fim da solidão, em busca por sobrevivência, o animal órfão acaba sendo abatido pelas famosas bolas (envenenamento).
É uma ação cruel matar animal? Sim! Mas criar para depois jogá-lo na rua para incomodar os vizinhos e acabar morrendo envenenado também é uma atitude irresponsável e dependendo do resultado, torna-se também um ato desumano.
Reflita sobre as suas atitudes enquanto criador de animais domésticos. O correto não é só não matar, mas também não criar para depois abandoná-los na rua.