Em Santa Filomena-PE, uma ‘tocha de luz’ no céu chamou atenção dos moradores neste segunda-feira (23). Um objeto com aparência de balão, surgiu no céu da pequena cidade no interior de Pernambuco e percorreu na direção leste, por aproximadamente 15 minutos, até desaparecer. (Veja abaixo):
[su_youtube url=”https://youtu.be/xawR9j000JM” width=”800″ height=”500″ class=”javascript:void(0);”]
Com ajuda do estudante de ciências espaciais, Luiz Fernando Castro, o Blog Charles Araújo constatou no site da Agência Espacial Europeia, que trata-se do foguete chinês Chang’e-5 lançado em 23 de novembro destino a lua. A ASA é responsável pela missão lunar chinesa, Chang’e-5 que tem o nome da deusa da Lua chinesa, tradicionalmente acompanhada por um coelho branco ou jade, e compreende um orbitador lunar, um lander e uma sonda de ascensão que levantará amostras de superfície de volta à órbita para um voo de retorno à Terra.
Ele coletará aproximadamente dois quilos de amostras lunares – o primeiro a ser devolvido em 44 anos. A ESA apoiará a missão rastreando a espaçonave durante duas das fases mais críticas da missão, bem como fornecerá backup de plantão para as próprias estações terrestres da China.
Por volta de 15 de dezembro, quando a espaçonave retorna à Terra, a ESA capturará sinais da espaçonave usando a estação Maspalomas, operada pelo Instituto Nacional de Tecnica Aerospacial (INTA) na Espanha.