Por muitos anos, os seguidores da medicina tradicional valorizam o alho por suas propriedades terapêuticas. Graças aos seus compostos ativos, este condimento é considerado um verdadeiro aliado natural. Anti-inflamatório, antimicrobiano e antifúngico, o alho tem mais de um truque na manga para trazer a você a saúde do ferro. Mas você sabia que esse grampo em sua cozinha pode aliviar tosse, pneumonia e infecções de ouvido? Contamos mais.
O alho é um superalimento que faz parte da família alliacea e, juntamente com cebola, cebolinha, cebolinha e alho-poró. Em um contexto de abundância de alimentos, nosso corpo está sujeito a muitos patógenos que podem prejudicar sua saúde. Como resultado, muitas pessoas favoreceram o retorno a uma dieta mais natural para preservar seu corpo.
Alho: um superalimento para consumir sem moderação
Franck Senninger, autor nutricionista do Alho e seus benefícios, destacou as virtudes desse superalimento. O alho é rico em antioxidantes que “combatem o envelhecimento capturando a toxicidade do oxigênio”, diz o especialista. Assim, o alho lutaria contra os radicais livres e preservaria as células do corpo contra o envelhecimento prematuro. Além disso, o alho contém alicina, “um composto de enxofre que é antibacteriano, anti-infeccioso e combate vírus”, acrescenta o médico.
Alho para prevenir pneumonia
A pneumonia é uma infecção respiratória aguda que afeta os pulmões. Pode ser causada por bactérias, vírus ou até fungos. “Os germes mais freqüentemente envolvidos são o pneumococo, depois os vírus (gripe, rinovírus)”, revela o Dr. Bervar, pneumologista do hospital Calmette, em Lille. Segundo a comunidade científica, as propriedades antibacterianas do alho funcionam efetivamente no combate à pneumonia de origem bacteriana. Além disso, a atividade antiviral do alho foi apresentada pelos pesquisadores,uma vez que o extrato de alho ajudou a aliviar resfriados, uma infecção geralmente causada por rinovírus.
Alho para combater a tosse
Geralmente, a tosse é considerada uma condição comum, mas pode ser incômoda diariamente. De acordo com um estudo científico, a alicina, um composto de enxofre encontrado no alho, pode efetivamente prevenir resfriados, que geralmente são acompanhados por tosse .
Alho para aliviar infecções de ouvido
As infecções de ouvido, também conhecidas como infecções de ouvido, ocorrem quando vírus ou bactérias entram no corpo. Geralmente, a otite ocorre após uma infecção do trato respiratório e pode ser mais ou menos dolorosa. Os pesquisadores descobriram que as gotas auriculares contendo o alho pode reduzir os sintomas de uma infecção no ouvido. No entanto, deve-se notar que esse tratamento deve ser evitados e o tímpano for perfurado.
A receita para o remédio para alho
Antes de começar a preparar o remédio para o alho, você precisará:
– 5 dentes de alho, descascados e esmagados
– 3 colheres de chá de óleo de coco
– 2 colheres de sopa de azeite virgem extra
Nota: escolha ingredientes orgânicos para cuidar da sua saúde.
Para inventar esse remédio natural, comece por aquecer o óleo de coco em banho-maria. Em seguida, adicione o azeite e os dentes de alho esmagados. Misture bem até obter uma preparação homogênea. Deixe descansar em uma jarra de vidro por 30 minutos e coe antes de usar.
Instruções de uso:
Se você sofre de dor nos seios, massagear o rosto com esta mistura.
Se você tiver tosse ou pneumonia, massageie o peito com esta mistura.
Em caso deotite, é recomendável cozinhar alguns dentes de alho para extrair o suco e, em seguida, executar 1 a 3 gotas no ouvido afetado.
Advertências:
O consumo de alho não é recomendado para pessoas que sofrem de uma doença no sangue, que estão fazendo tratamentos anticoagulantes e antes da cirurgia.
Fonte: Click Bahia