A Associação Olhar Pelo Próximo, responsável pelo “Programa Semana da Saúde Visual” da Prefeitura de Santa Filomena-PE, que segundo a divulgação em meio de comunicação local, está sendo promovido pela gestão do prefeito Cleomatson (PSB), é alvo de mais de uma dezena de investigações e denúncias de fraudes comprovadas em vários estados, por venda-casada.
INVESTIGAÇÃO
A redação do blog Charles Araújo constatou a existência de investigações por fraude contra a “Associação Olhar Pelo Próximo”, pelo Ministério Público Estadual em pelos menos dois estados brasileiros (Santa Catarina e Mato Grosso do Sul). Veja alguns links:
>>Responsável por consultas oftalmológicas na região, associação é alvo de mais de dez investigações do MP-SC;
>> Ministério Público comprova prática de venda-casada e pede ressarcimento por dano moral;
O Conselho Regional de Medicina – CRM também afirma que um médico de São Paulo que atendia pela Associação Olhar Pelo Próximo em um consultório público do município de Murici, em Alagoas, induzia pacientes a comprar óculos por R$ 600. Uma prática de venda casada vinculada à óticas. Veja no link
>> Médico de São Paulo é suspeito de praticar venda casada em Murici, AL.
ENVOLVIMENTO DA PREFEITURA
A Prefeitura de Santa Filomena lançou o programa Semana da Saúde Visual no município nesta terça-feira (18/02), atendendo na sede (Centro de Saúde) e vai atender no distrito do Socorro. Nossa redação comprovou a suspeita de prática fraudulenta pela Associação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Filomena.
Os atendentes afirmam aos pacientes que é um serviço voluntário. Mas a gestão do prefeito Cleomatson divulgou como um programa da Prefeitura.
A pedido de nossa redação, uma pessoa procurou o atendimento para apenas uma consulta e no momento em que foi atendida lhe ofereceram óculos para comprar. “A consulta é gratuita, mas o óculo é pago”, responderam.
Se a Associação Olhar Pelo Próximo é alvo de fraudes em vários estados, salvo engano também foi denunciada na vizinha cidade de Dormentes há dois anos; É evidente que o prefeito Cleomatson e sua secretária de saúde Ceição Nascimento são conhecedores desse tipo de crime contra a população em outros municípios. Portanto, a Prefeitura de Santa Filomena pode estar participando de uma fraude!
Esse tipo de “serviço” muitas vezes vende óculos sem a necessidade de uso, o que prejudica a saúde e o financeiro do paciente.
CRIME ELEITORAL
Outro fato que muito chama atenção, é que somente depois de três anos do início de seu mandato, em período pré-eleitoral, o prefeito que é candidato a reeleição, decidiu “ofertar” o Programa, que certamente não é pago pela Prefeitura (já que a Associação faz o mesmo serviço em outros municípios sem parceria com prefeituras e não é cobrado), deixando claro a PEGADINHA NO PROGRAMA SEMANA DA SAÚDE VISUAL e a impunidade que beneficia o prefeito Cleomatson, pois EM ANO ELEITORAL O PODER PÚBLICO NÃO PODE DAR BENS AO POVO, a não ser que seja programa de anos anteriores, fiscalizado pelo Ministério Público.
DENÚNCIA
Diante do exposto, resta-nos informar a população do município de Santa Filomena sobre o risco de prejuízo financeiro e de dano à saúde, ao qual está se expondo. Bem como chamar atenção do Ministério Público de Pernambuco, para que faça seu dever de investigar esse tipo de dano à sociedade.