NotíciasDestaquesPrincipais Notícias

Vereador do município de Pernambuco tem mandato cassado por infidelidade partidária

TRE PE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou a perda do mandato do vereador Edmilson Alexandre Fragoso da Silva, de Água Preta, na Mata Sul, por infidelidade partidária. Edmilson, que assumiu a cadeira na Câmara Municipal em junho como 1º suplente do PSB, após a saída de um vereador para o Executivo devido à cassação do prefeito e do vice-prefeito, havia trocado o PSB pelo PRD dois meses antes de tomar posse.

A Justiça Eleitoral entendeu que a mudança de partido ocorreu sem justa causa, o que, conforme a legislação vigente, implica na perda do mandato, que pertence ao partido pelo qual o candidato foi eleito. A decisão é de aplicação imediata, embora caiba recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A desembargadora eleitoral Karina Aragão não acolheu os argumentos de que a “janela partidária” — período de 30 dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer às eleições — poderia ser aplicada também aos suplentes. A janela partidária de 2024 ocorreu entre 7 de março e 5 de abril, período em que Edmilson Fragoso realizou a troca de partido.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Fabio Lucas Carvalho
Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Deixe um comentário