No município de Santa Filomena/PE, muitas pessoas estão preocupadas com o volume de chuva acumulado na barragem Paulo Coelho, também conhecida por barragem Zé Dodô, devido à sujeira amontoada no leito do manancial nos últimos (6) seis anos em que a mesma não havia sangrado.
Veja também: Populares realizam ação preocupados com o maior manancial de água em Santa Filomena, PE.
A Barragem Paulo Coelho foi construída na década de 80, durante a obra para pavimentação da rodovia PE-630, que nunca foi concluída. Portanto é de competência do Estado.
A parede está sobrando apenas 1,5m da água acumulada. Segundo moradores, a vazão de água que está entrando durante as chuvas, não é a mesma que sai no sangrador. Ainda segundo proprietários de terras entorno da Barragem, o reservatório cobriu locais e alcançou níveis jamais alcançados antes.
Segundo informações por populares, as últimas vezes que a Barragem Paulo Coelho sangrou foi nos anos 2006 e 2014. Mas nessas duas vezes, não houve o acúmulo de água e sujeira que existe agora. O que mostra a situação de desprezo do reservatório mais importante do município de Santa Filomena. Essa barragem é a principal fonte de abastecimento da cidade.
Diante do estado de insegurança da população, principalmente das pessoas que residem abaixo do reservatório, resta ao povo de Santa Filomena, pedir atenção do Governo do Estado e da Prefeitura de Santa Filomena, para que sejam realizadas ações no sentido de evitar um grande desastre.