Em 2023, treze municípios do Nordeste se destacaram entre as 100 cidades mais lucrativas do Brasil no agronegócio. A região ocupou o segundo lugar no ranking nacional, com uma produção avaliada em R$ 39,4 bilhões, distribuída por aproximadamente 1,62 milhão de hectares de área colhida.
A liderança ficou com o Centro-Oeste, que abarcou 62 municípios na lista, somando uma produção total de R$ 178,6 bilhões. A Bahia teve grande protagonismo, com dois municípios entre os dez mais bem colocados no ranking das 100 cidades mais rentáveis no agronegócio.
São Desidério e Formosa do Rio Preto, ambos municípios baianos, ocuparam o segundo e o sétimo lugar, respectivamente. Além disso, esses municípios também se sobressaíram em um estudo que analisou a participação dos cinco maiores municípios no valor de produção das principais culturas do Brasil. São Desidério se destacou na produção de algodão herbáceo, enquanto Formosa do Rio Preto brilhou na produção de soja.
No setor de fruticultura, Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) lideraram o ranking das cidades com maior valor de produção de frutas, ocupando o primeiro e segundo lugar, respectivamente. No índice geral de rentabilidade, essas cidades apareceram na 44ª e 66ª posição.
Outra cidade de Pernambuco, Lagoa Grande, também ganhou visibilidade no setor de frutas, ocupando a quinta posição no ranking nacional de produção de frutas, embora não tenha figurado entre as 100 cidades mais rentáveis do agronegócio brasileiro.