DestaquesUrgente

Trânsito mata mais que armas de fogo em 14 estados brasileiros

Trânsito mata mais que armas de fogo em 14 estados brasileiros

Em 14 estados do Brasil, as mortes no trânsito superam os homicídios por arma de fogo, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego do Rio Grande do Sul (Abramet/RS), com base no Atlas da Violência 2024 do Ipea. O cenário não é novo e continua preocupante.

De acordo com o estudo, em 2022, o Sudeste e o Sul lideraram as estatísticas, com São Paulo no topo. O estado registrou 5.049 mortes no trânsito, mais que o triplo dos homicídios por arma de fogo (1.760).

Nos últimos dez anos, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás consistentemente figuram entre os cinco estados com maior letalidade no trânsito. Ao todo, o Brasil contabilizou 33.894 mortes no trânsito em 2022, segundo o DataSus, o sistema de dados do Ministério da Saúde.

Filó Notícias by Charles Araújo
Charles Araújo
o autorCharles Araújo
charles-araujo-editor-chefe
Jornalista e comunicador com ampla atuação no Sertão do Araripe. Criador da plataforma Filonotícias.Net by Charles Araújo, dedica-se a levar informação precisa e relevante à população, abordando temas como política, segurança pública, zona rural, meio ambiente e eventos locais. Além de jornalista, atua como assessor de imprensa, especialista em marketing digital e publicidade e influenciador digital. Com uma linguagem próxima e engajada, Charles é referência na cobertura de notícias que impactam Santa Filomena e região.

Deixe um comentário