DesenvolvimentoDestaquesSanta FIlomena

“Tragédia absoluta”, afirma ex-presidente do IBGE sobre o Censo 2022

IBGE abre 13 vagas temporárias para o Censo 2022 em Santa Cruz; inscrições abertas até 29/12Processo seletivo simplificado do IBGE oferece 7.961 vagas para recenseador. Crédito: Divulgação IBGE/Prefeitura de Aliança

Por diversos motivos, o resultado do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foram bastante controversos, com centenas de municípios reclamando de uma estranha redução da população.

Roberto Olindo, ex-presidente do instituto, afirmou que o Censo 2022 foi uma tragédia absoluta: “Eu sinto vergonha disso. O Censo é para ser levantado em 2 meses, e nós estamos no meio de janeiro e não terminou”, afirmou em entrevista concedida a Folha de São Paulo.

Sai o Censo em 2022, começam a vir os comentários dos recenseadores. Cinco dias de treinamento, apenas. Atraso no pagamento, erros no valor. Você começa a observar os recenseadores pedindo demissão, irritados, abandonando o trabalho”, disse Roberto Olindo.

Censo 2022 pode prejudicar os municípios

Os dados prévios do IBGE mostram que a população brasileira é de 207 milhões de pessoas, mas técnicos do próprio IBGE criticam a metodologia utilizada para chegar nesses números. O esperado era que a população brasileira fosse de 215 milhões.

Além disso, 702 municípios brasileiros, incluindo Santa Filomena, reclamam da queda da população no Censo do IBGE.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Assessoria de Comunicação
o autorAssessoria de Comunicação
assessoria-de-comunicacao
Na seção Assessoria de Comunicação, acesse matérias de autoria independente, produzidas por instituições e agências de notícias. Conteúdos exclusivos que destacam iniciativas, eventos e informações institucionais com credibilidade e clareza.

Deixe um comentário