A Prefeitura de Santa Filomena, por meio da Coordenadoria da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, promoveu no último dia 2 de julho de 2025 a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, com o tema: “Unidas por mais direitos”.
O evento, que reuniu representantes do poder público e da sociedade civil, teve como objetivo discutir os avanços e os desafios das políticas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres no município. A conferência contou com a presença de diversas autoridades locais, entre elas: Tatiana Leite (secretária de Saúde), Adriana Eva (Educação), Evaneide Melo (Assistência Social), Ana Paula Rodrigues (Administração e Finanças), Dra. Gildene Melo (Governo) e Marleide Castro (Chefe de Gabinete).
Também participaram ativamente: Joseane Lima, coordenadora municipal da Mulher e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Maria Brasilina, vice-presidente do conselho; e Patrícia Santos, coordenadora regional de políticas públicas para mulheres do Araripe, que foi responsável pela palestra principal do evento, representando o Governo do Estado.
Durante a conferência, as participantes construíram coletivamente cinco propostas prioritárias que serão encaminhadas para a etapa estadual. Uma das propostas mais urgentes e significativas foi a criação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Ouricuri, que possa funcionar também nos fins de semana e feriados, garantindo acolhimento e atendimento humanizado às vítimas de violência dos municípios da região, especialmente quando as delegacias locais estiverem fechadas.
O encontro reforçou o compromisso de Santa Filomena com o fortalecimento das políticas de proteção, empoderamento e garantia de direitos das mulheres”, destacou Joseane Lima, coordenadora da Mulher do município.
Ascom da Prefeitura de Santa Filomena










