Santa Filomena: Estradas da Serra do Inácio são adaptadas ao período de chuvas; vídeo

Adaptação de estradas rurais ...
Compartilhe em sua rede social:

A Prefeitura de Santa Filomena, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Infraestrutura, implantou um trabalho inovador adaptando as estradas vicinais da Serra do Inácio ao período de chuvas. Estradas rurais ganham mais resistência, evitando a erosão do solo.

No povoado Cara Branca, limite dos municípios de Santa Filomena e Ouricuri e na principal via de acesso Socorro à grande Serra do Inácio, a Prefeitura de Santa Filomena utiliza barro compilado e terra planagem na recuperação das estradas.

São dezenas de quilômetros utilizados no escoamento da farinha de mandioca, na produção dos demais produtos da agricultura familiar, no abastecimento de insumos, no transporte escolar, da saúde e dos moradores. Nos períodos de chuva, muitos trechos apresentam pontos de alagamento e atoleiros, entre outros problemas. Na estiagem, outros dilemas também surgem, como as conhecidas ‘costelas de vaca’ (corrugações), buracos, pedras pontiagudas em alguns locais além de poeira.

Marquinho de Pimpim coordena uma equipe qualificada trabalhando na obra para melhorar a qualidade de vida das pessoas da ‘terra da farinha’, como é conhecida a Serra do Inácio, devido ser a mandiocultura seu principal potencial econômico. A Prefeitura de Santa Filomena enviou uma forte patrulha de maquinas ao local (uma retroescavadeira, uma patrol e duas caçambas), equipamentos que tornam eficiente e otimizado o trabalho.

“Antes de melhorar essas estradas o acesso ao Cara Branca em períodos de chuvas era mais difícil. Com a melhoria, a gestão promove mais tranquilidade aos moradores ao sair e chegar”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Infraestrutura, Wagner Mororó.

“Vamos fazer um trabalho inovador nas estradas do município. Santa Filomena vai ganhar melhorias significativas nas estradas vicinais. Aos poucos vamos realizando essa adaptação nas principais estradas para melhorar o transporte de insumos, da safra agrícola e facilitar o deslocamento de veículos escolares, equipes de saúde, além das famílias que moram na zona rural. É uma iniciativa que está facilitando a vida de todos e tornando as estradas transitáveis o ano todo”, diz o prefeito Gildevan Melo.

Por Charles Araújo

Categorias
DestaqueRural
Charles Araújo

Jornalismo e notícias, Charles Araújo Blog e Portal de Notícias do estado de Pernambuco. Blogueiro, estudante de jornalismo, web design e produtor de conteúdo digital.

Comentários via Facebook

POSTS RELACIONADOS