Notícias

Ruptura política e impacto para Miguel Coelho

Miguel Coelho / InstagramMiguel Coelho / Instagram

A recente ruptura da Federação União Progressista, formada pela fusão entre União Brasil e Progressistas, criou um novo obstáculo para Miguel.

O grupo, que antes poderia servir como ponte para levá-lo ao palanque do PSB estadual, agora tende a reforçar a base da governadora Raquel Lyra (PSDB), com quem o Progressistas já tem alinhamento.

Portanto, a articulação de Miguel com o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, perdeu força diante do rearranjo político.

Com a liderança estadual sob o comando do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), aliado da governadora, o espaço de Miguel dentro do União pelo Brasil foi reduzido. A tendência é que a federação siga caminho próprio em 2026, distante da estratégia pessoal do ex-prefeito sertanejo.

Disputa pelo Senado

Além disso, Miguel encara forte concorrência na corrida ao Senado.

Marília Arraes (Solidariedade), com alto recall eleitoral e ligação com João Campos (PSB), desponta como favorita. O senador Humberto Costa (PT) também surge com chances, caso mantenha apoio de PSB e PT no próximo pleito.

Outro nome relevante é o do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), que conta com respaldo direto do presidente Lula.

Com apoio restrito ao Sertão e sem base consolidada, Miguel precisa redesenhar sua estratégia. Caso não consiga novas alianças, tende a perder protagonismo como opção viável ao Senado em 2026.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Fabio Lucas Carvalho
Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Deixe um comentário