Em um marco significativo para o desenvolvimento sustentável da região do Sertão do Araripe, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou nesta terça-feira (6), juntamente com a vice-governadora Priscila Krause, a introdução do fornecimento de gás natural para o Polo Gesseiro do Araripe.
Durante uma cerimônia realizada no município de Araripina, foi detalhado que a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) investirá inicialmente R$ 6 milhões no projeto, que tem previsão de início em abril.
Este movimento, além de visar a sustentabilidade da produção de gesso, é uma resposta a uma demanda histórica da região por uma alternativa energética mais limpa e segura, substituindo o uso da lenha e, consequentemente, contribuindo para a preservação da caatinga.
Para estimular a adesão das empresas locais a esta nova matriz energética, o governo do estado anunciou a isenção do ICMS sobre o gás natural vendido às indústrias do gesso.
A governadora Raquel Lyra destacou a importância de explorar as potencialidades locais para fomentar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.
“Cada território precisa viver das suas próprias potencialidades, e assim é o gesso aqui no Araripe. Aqui teremos gás com ICMS zero para garantir que essa região amplie seu desenvolvimento e gere mais e mais empregos com nosso investimento inicial de cerca de R$ 6 milhões. Concretizar essa demanda histórica e mudar a matriz energética do Polo Gesseiro vai ajudar a preservar nossa caatinga. As agendas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável se uniram e estão alinhadas na nossa gestão”, destacou Raquel Lyra.