A concorrente ao cargo de governadora de Pernambuco, Marília Arraes tem 38 anos, é deputada federal e advogada de formação. Neta do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005), iniciou sua carreira política no PSB, partido que governa o Estado há 16 anos, mas deixou a legenda após discussões sobre a condução do partido no estado, além de rivalidades internas na busca por mais espaço na legenda. Desde então, ela faz oposição ao grupo governista.
Elegeu-se vereadora do Recife em 2008, permanecendo no cargo até 2019.
Ainda no PSB, foi secretária de Juventude e Emprego no Governo Eduardo Campos, entre 2007 e 2008. Marília Arraes deixou a legenda em 2016 e migrou para o PT, estreitando seus laços com o ex-presidente Lula e sendo reeleita vereadora. Em 2018, candidatou-se a deputada federal após ter candidatura ao Governo de Pernambuco negada, obtendo a segunda maior votação para o cargo no estado.
Marília Arraes concorreu à Prefeitura do Recife, numa disputa marcada pela rivalidade com seu primo, João Campos (PSB), e pelo enfrentamento ao discurso antipetista, em alta em 2020.