A Prefeitura de Santa Filomena, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Educação, realizou nesta quinta-feira (23), na sade, mais uma ação voltada a campanha mundial de prevenção ao suicídio. Em 23 dias, o Setembro Amarelo 2021 já realizou o maior mutirão de eventos com foco na preservação da vida. As equipes da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica tornou mais eficaz, realizando testes para a Covid-19 nas pessoas presentes.
O município de Santa Filomena não só contratou psicólogos e psiquiatra, como também descentralizou o trabalho de prevenção às seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O prefeito Gildevan Melo tem participado e ajudado em palestras no meio da rua, nas feiras livres e nos meios de comunicação. A Secretária de Saúde Gleidiane Santos não mede esforços para levar as equipes aos pacientes com doença mental. Neste Setembro Amarelo Santa Filomena alcançou um nível elevado de atenção voltada às pessoas que precisam de ajuda para curarem seus traumas e transtornos.
A palestra no meio da rua, na frente da Prefeitura de Santa Filomena reuniu o prefeito, as secretárias Gleidiane Santos, Evaneide Melo, Dra Gildene Melo, as psicólogas Ana Caroline e Valéria Lima, bem como a coordenadora da Mulher Joseane Lima e diversos membros de equipes das rederidas pastas municipais.
Veja o que disseram os palestrantes no vídeo > Prefeito de Santa Filomena incorpora campanha Setembro Amarelo pela prevenção de suicídio.
Durante e após a palestra, testes para a Covid-19 foram realizados em adolescentes a partir de 14 anos e na população adulta.