A Prefeitura de Santa Filomena (PE) tem mantido a oferta de merenda escolar de qualidade e com eficiência a todos os alunos da rede municipal, em contrapartida às acusações sem fundamento feitas pela oposição.
Sem apresentar propostas concretas para sua campanha, um candidato oposicionista tem alegado a falta de merenda nas escolas do município. No entanto, essa denúncia não condiz com a realidade registrada nas unidades escolares, tanto na sede quanto nos distritos. Merendeiras de diversas escolas têm, inclusive, gravado depoimentos em vídeo, onde mostram o grande volume de armazenamento dos alimentos que compõem o cardápio diário oferecido aos estudantes.
“Mais de 70% dos recursos investidos na merenda escolar vêm de fontes próprias do município. Além dos produtos industrializados, alimentos naturais provenientes da agricultura familiar são entregues regularmente em todas as escolas”, garante a secretária de educação, Marleide Castro. O cardápio diário inclui arroz, feijão, carne, leite, verduras, frutas, tubérculos, entre outros itens essenciais para garantir a segurança alimentar dos estudantes.
A merenda escolar em Santa Filomena também é complementada com produtos fornecidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), vinculado ao Ministério da Educação.
Vale lembrar que a Prefeitura de Santa Filomena enfrentou dificuldades em 2021 para utilizar os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), devido a pendências herdadas da gestão anterior, referentes ao período de outubro a dezembro de 2020. O prefeito Gildevan Melo foi responsável por regularizar a situação, permitindo que os repasses do Ministério da Educação fossem retomados e garantindo a continuidade do programa de alimentação escolar.
Ascom