
Recentemente foi veiculado em um blog da região acerca da falta de ônibus em duas linhas que transportam os alunos da Serra do Inácio e do Pajeú à Escola Estadual Djalma Macedo Gomes, no distrito de Socorro. A diretoria de Transporte Escolar da Prefeitura de Santa Filomena, argumentou que realmente houve o problema, por falta de ônibus em algumas linhas, e que isso se deu devido a uma exigência do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que não aceita mais veículos com mais de 10 (dez) anos de fabricado fazendo o transporte de alunos.
“A Prefeitura se empenhou na resolução do caso logo que recebeu a notificação do Tribunal, mas infelizmente tivemos dificuldade para contratar veículos novos. Normalmente são 35 veículos rodando com alunos do Estado. Santa Filomena possui apenas 16 veículos próprios. Para atender provisoriamente todas as localidades, tivemos que utilizar um ônibus em duas rotas, até contratar a nova frota. Agora temos ao todo 48 ônibus circulando no município”, detalhou o diretor Luiz Andrade.
O Setor informou ainda, que o transporte de alunos das escolas do Estado é cedido pelo Município, através de uma parceria Prefeitura/Governo de Pernambuco; que o exigido pelo TCE-PE afetou as duas redes de ensino; mas que o problema já foi senado.