Araripina

Prefeitura de Araripina realiza projeto social que oferece educação básica, cursos técnicos e empreendedorismo a trabalhadores da limpeza urbana

9b20e13f 7bbc 47fc 9dad d68fc1cada56 scaled

A Prefeitura de Araripina, em parceria com o SENAI e a Secretaria de Educação, iniciou o projeto EJA TEC, voltado especialmente para os profissionais de limpeza urbana do município.

A iniciativa busca oferecer educação básica, qualificação técnica e formação empreendedora para melhorar a renda e a qualidade de vida desses trabalhadores, além de ampliar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

O projeto identificou 25 garis que ainda não haviam concluído o ensino fundamental e criou uma turma especial do EJA (Educação de Jovens e Adultos) adaptada às necessidades desse público.

Além da formação básica, os participantes recebem capacitação técnica e oficinas práticas de empreendedorismo, como produção de pizzas, bolos e doces, com foco em gerar renda extra e preparar os profissionais para novas oportunidades no mercado de trabalho.

A secretária da Educação, Raquel Cantarelli, destacou a importância da iniciativa: “Pensamos em um projeto que valoriza esses profissionais que muitas vezes são invisíveis na sociedade. Eles já têm uma rotina pesada, são pais e mães de família, e agora terão a chance de aprender, se qualificar e também desenvolver habilidades empreendedoras para complementar sua renda e melhorar a qualidade de vida.

O prefeito Evilásio Mateus enviou para a Câmara de Vereadores o projeto para pagamento de um auxílio a esses profissionais que estão estudando no EJA TEC, no valor de R$ 150, pagos de forma retroativa desde o início do curso: “Com o projeto EJA TEC, promovemos inclusão produtiva e reconhecimento para esses trabalhadores que contribuem tanto para a cidade. Eles terão educação básica, cursos técnicos e oficinas empreendedoras, além do incentivo financeiro ‘Pé de Meia’, que vai ajudá-los a colocar em prática as habilidades aprendidas nas oficinas.”

O projeto, além de fortalecer a capacitação dos profissionais, abre portas para uma mudança social significativa, tornando visível um grupo historicamente marginalizado e oferecendo ferramentas concretas para transformação pessoal, profissional e financeira.

A expectativa é que o EJA TEC sirva de modelo para futuras iniciativas de inclusão e valorização dos trabalhadores do município.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Fabio Lucas Carvalho
Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Deixe um comentário