Em 2016, com o apoio de várias lideranças populares, o então candidato a prefeito na cidade de Santa Filomena, no Sertão do Araripe – Cleomatson Vasconcelos, foi atrás de vários problemas do município, não resolvidos pela gestão de seu oposto, Pedro Gildevan. Entre eles, que viraram promessas de campanha, destaca-se a de revitalizar o abastecimento de água da Serra do Inácio, através de poços artesianos situados no pé da Serra, sítio Pinga. A ação beneficiaria a população do local mais seco do município (Serra do Inácio), devido a sua localização geográfica não ser adequada a construção de grandes reservatórios.
Passados três anos e quase oito meses da gestão de Cleomatson, a terra da farinha ficou esquecida. A promessa da reforma da adutora do Poço do Pinga não passou de enganação para conseguir a confiança do povo. Os agricultores da Serra e do Pinga estão ainda mais prejudicados, porque a Prefeitura não paga mais as contas de luz e a energia foi cortada, ficando as pessoas do pé da Serra impossibilitadas de dar água aos animais e regar algumas culturas semeadas nas vertentes do Poço, de água potável com uma das maiores vazões no município. Atualmente essa água é desperdiçada. Não sendo bastante a falta de energia, a localidade também não tem estradas, o que deixa os moradores impossibilitados de receber água por carro pipa.
A adutora do Pinga funcionou faz muitos anos, quando Santa Filomena era distrito de Ouricuri.
- Estrada do Pinga
Como perguntar não ofende, fica aqui um questionamento em nome do povo da Serra, ao prefeito Cleomatson Vasconcelos (PSB): porque as suas promessas não saíram do papel?
Pode ser que agora saia. Tempo de eleição até “milagres” acontecem…
- Fruteiras morrendo de sede
Da redação, Charles Araújo, com informações de Avinga e Kerliane (moradores locais).
Comentários via Facebook