População de Santa Filomena denuncia Compesa por abastecer a cidade com resto de água suja da Barragem Paulo Coelho

"Compesa não distribui água do Rio para economizar"...
Compartilhe em sua rede social:

A pedido da população, nossa reportagem registrou com exclusividade o absurdo que acontece no abastecimento de água na cidade de Santa Filomena, o que revela o tratamento da Compesa para com a população filomenense. Veja no vídeo em alta definição, todos os detalhes da denúncia.

A Barragem Paulo Coelho fica situada em propriedades particulares entorno da pista de terraplanagem (PE-630). Construída pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER/Governo do Estado) há mais de quarenta anos o bem nunca recebeu qualquer tipo reforma ou limpeza pelo Governo, embora a Compesa faça uso da água há algumas decadas. Embora seja um dos maiores mananciais de água do município, sua água é salgada e colorada. Portanto, não potável. Quando cheia a barragem se estende por quilômetros. Mas não ‘sangra’ todo ano. Atualmente a Barragem está praticamente vazia e com a água cor de lama; muito escura.

BARRAGEM PAULO COELHO

Mesmo semivazia e com água muito colorada, a Compesa continua tirando o precioso líquido que também é utilizado na agricultura familiar e criação de animais, pelos agricultores donos das terras.

O município tem água encanada do Rio São Francisco, através da Adutora do Oeste. Mas “a Compesa não distribui água do Rio para economizar”, segundo os moradores. Muitas pessoas não utilizam a água no consumo humano. Compram água mineral ao preço de R$ 10 (dez reais) o galão de 20 litros e ainda tem que pagar o boleto da compesa de aproximadamente R$ 60 (sessenta reais) por 10 m³ de água. E quem pode comprar água mineral para beber; como fica? Nos últimos meses quase não chega água na torneira. As vezes os moradores passam semanas na seca. “Deve ser para racionar”, questionam os moradores.

Até a postagem desta matéria não conseguimos contato com a gerência regional da Compesa. O espaço fica a disposição da empresa para esclarecimentos.

Texto e fotos: Charles Araújo

CAIXA DE ÁGUA DA COMPESA
CIDADE DE SANTA FILOMENA
AÇUDE DO GOVERNO
Categorias
DenúnciaDestaque

Acadêmico de Jornalismo, comunicador, blogueiro, assessor de Imprensa, trabalha com marketing digital, digital influencer, publicidade, fotografia e divulgações.

Comentários via Facebook