A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) prendeu quatro suspeitos envolvidos no assassinato de Valmir Calaça, conhecido como Chapada, um vaqueiro ligado a causas populares. As prisões ocorreram na manhã da terça-feira 1º de abril, no município de Floresta, após quatro meses de investigação. A morte do vaqueiro gerou grande comoção no Sertão do Estado.
O crime aconteceu na noite de 30 de novembro, quando Valmir Calaça foi baleado nas proximidades da Academia Pernambuco, no Centro de Floresta. Ele chegou a ser levado para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz, mas não resistiu aos ferimentos.
A operação, batizada de Praeteritum, tinha como objetivo cumprir cinco mandados de prisão temporária, mas apenas quatro foram efetivados. Além disso, nove mandados de busca e apreensão foram executados, resultando na apreensão de dois veículos suspeitos de terem sido utilizados no crime, além de diversos aparelhos celulares. O Núcleo de Inteligência de Arcoverde auxiliou na operação.
As investigações começaram no próprio dia do homicídio, ainda em 30 de novembro do ano passado.
“Após longa e criteriosa investigação, identificamos cinco indivíduos envolvidos no crime, os quais foram alvo de representação pela decretação da prisão. O Ministério Público opinou favoravelmente e o juiz acatou os pedidos integralmente, resultando nas prisões e buscas que foram cumpridas nesta operação”, explicou o delegado Daniel Angeli, titular da Delegacia de Floresta.
(Portal de Prefeitura).