Entre os dias 1º de abril e 14 de maio de 2025, a Polícia Federal, por meio da Delegacia em Salgueiro (PE), erradicou cerca de 434 mil pés de maconha em 69 plantios espalhados por áreas do Sertão de Pernambuco e também da Paraíba. A ação faz parte da Operação Carcará – Fase III.
Durante a operação, os agentes também destruíram 2,2 toneladas de maconha pronta para o consumo. Segundo a PF, se os 434 mil pés fossem colhidos e processados, poderiam gerar 144 toneladas da droga.

As plantações foram localizadas nos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim e Serra Talhada, em Pernambuco, além de Manaíra, na Paraíba. A ação teve apoio da Secretaria de Defesa Social, com a participação de policiais civis, militares, bombeiros e agentes penais, além de duas aeronaves — uma do Grupamento Tático Aéreo da SDS e outra da Coordenação de Aviação Operacional da PF. Parte do trabalho também foi feito com botes infláveis, por rios da região.

Essas operações fazem parte de um esforço nacional da Polícia Federal para combater a produção de maconha no interior do Nordeste. Com a pressão, muitos traficantes têm recorrido à importação da droga do Paraguai, o que também tem levado a um aumento nas apreensões vindas daquele país.
A erradicação dos plantios ajuda a reduzir o abastecimento dos pontos de venda e, com isso, contribui para a queda da violência associada ao tráfico, como roubos, homicídios e conflitos entre facções.

Balanço de resultados:
2022
- 1,6 milhão de pés de maconha erradicados
- 320 toneladas deixaram de ser produzidas
- 5 toneladas apreendidas já prontas para o consumo
- 320 plantios destruídos
2023
- 618 mil pés erradicados
- 124 toneladas deixaram de ser produzidas
- 168 plantios destruídos
2024
- 1,37 milhão de pés erradicados
- 475 toneladas deixaram de ser produzidas
- 260 plantios destruídos
Charles Araújo, com informações da Polícia Federal em Pernambuco
