A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou hoje (01/10/2024) a Operação ENLACE, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar o sistema migratório brasileiro. A investigação, conduzida pela delegacia da PF em Caruaru, apura a prática de crimes relacionados à regularização de estrangeiros no Brasil por meio de casamentos simulados.
O esquema consistia no aliciamento de mulheres brasileiras para realizarem matrimônios falsos com estrangeiros, principalmente de origem chinesa, em troca de pagamento. O objetivo era garantir a permanência legal dos estrangeiros no país.
As investigações começaram em 2021, após uma denúncia de fraude em pedidos de residência baseados em casamentos fraudulentos com brasileiras.
A operação mobiliza 60 policiais federais, que cumprem 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Recife e Caruaru, expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, Subseção de Caruaru.
Os investigados respondem por organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso, com penas que podem ultrapassar 19 anos de prisão. O nome da operação, ENLACE, faz referência aos casamentos fraudulentos realizados pelos envolvidos. Notícias da China.
Charles Araújo, com informações da Polícia Federal em Pernambuco