A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio do Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), está realizando desde o início de maio a Operação Caminhos Seguros 2025, uma ação integrada de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em todas as regiões do Estado.
A operação reúne medidas repressivas, preventivas e educativas, com o objetivo de garantir mais proteção às vítimas e punir os agressores. O foco principal é o combate a crimes contra a liberdade sexual envolvendo menores de 18 anos.
As ações estão sendo realizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade social, com destaque para o Agreste e as Zonas da Mata Norte e Sul.
Entre as medidas adotadas estão:
- Cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão;
- Instauração e conclusão de inquéritos;
- Aplicação de medidas protetivas;
- Atendimento especializado às vítimas nas delegacias;
- Encaminhamento à rede de proteção.
Além disso, a operação realiza fiscalizações em bares, boates e casas noturnas.
O trabalho também inclui ações educativas e de prevenção, como palestras em escolas estaduais, capacitação de profissionais da segurança, saúde e educação, e distribuição de material informativo para a população.
Segundo o delegado Darlson Freire, diretor do DPCA, a operação representa um avanço no enfrentamento desse tipo de crime.
“Estamos atuando de forma coordenada e estratégica para romper o ciclo da violência sexual contra crianças e adolescentes. Nosso objetivo é proteger as vítimas, responsabilizar os autores e conscientizar a sociedade de que esse tipo de crime não pode ser tolerado”, afirmou.
Todas as delegacias da Polícia Civil de Pernambuco estão mobilizadas para reforçar investigações e apurar denúncias recebidas por meio de canais como Disque 100, Conselhos Tutelares, Ouvidoria da SDS e pelo telefone exclusivo do DPCA: (81) 3184-3579.