A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), a Operação Ostentação para desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e descaminho. O grupo atuava em Salgueiro (PE) e tinha ramificações em outros estados.
As investigações iniciadas em 2023 revelaram que a quadrilha utilizava empresas de fachada, como bares e distribuidoras de bebidas, para ocultar recursos ilícitos. O esquema contava com distribuidores regionais, operadores financeiros, laranjas e internos do sistema prisional.
78 policiais cumprem 28 mandados
Foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão e 9 de prisão preventiva em Salgueiro, Araripina e Petrolina (PE), além de São Paulo (SP) e Santo André (SP). Em São Paulo, a PF conta com apoio da ROTA.
Os investigados responderão por crimes como tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 40 anos de prisão. O nome da operação faz referência ao estilo de vida luxuoso dos suspeitos, financiado com dinheiro ilícito.