Pernambuco registra alta de 19% nos assassinatos de mulheres em janeiro de 2021

Do total de assassinatos de mulheres, nove casos foram de feminicídio ...
Pernambuco registra alta de 19% nos assassinatos de mulheres em janeiro de 2021
Compartilhe em sua rede social:

Os dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que Pernambuco registrou uma alta de 19% de assassinatos de mulheres em janeiro de 2021, se comparado com os números de janeiro de 2020.

De acordo com a SDS, dos 25 casos registrados no mês passado, nove foram classificados como feminicídios. A co-fundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa, destaca o distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19 como um dos fatores que influenciaram no aumento.

Para Regina, um dos principais pilares da violência contra a mulher ainda é a ideia de impunidade do agressor.

Combate

Para combater a violência contra a mulher, é necessário que todos os agentes envolvidos no sistema de repressão estejam devidamente qualificados, incluindo os responsáveis por receber as denúncias e os profissionais de saúde que prestam atendimento às vítimas.

A transformação desse quadro deve passar também pela conscientização da sociedade. A especialista ressalta que não são raros os casos em que a mulher é apontada como culpada pela agressão que sofreu.

Ajuda

A vice-presidente do instituto maria da penha alerta ainda que a mulher deve procurar ajuda ao primeiro sinal de violência, seja verbal ou física. Mesmo quem prefere não formalizar uma denúncia de imediato pode buscar apoio em centros de referência.

O atendimento multidisciplinar é prestado por três especialistas: uma psicóloga, uma advogada e uma assistente social. Informações de como utilizar o serviço são oferecidas pelo telefone (81) 9.8839-6700.

(Rádio Jornal)

Categorias
DestaquePolícia
Redação/Ascom

Matérias de autoria independente (instituições e agências de notícias).

Comentários via Facebook

POSTS RELACIONADOS