A secretária de Defesa Social de Pernambuco, em exercício, Dominique de Castro Oliveira, reuniu-se nesta terça-feira (08) com representantes da Segurança Pública do Ceará para definir estratégias de combate à criminalidade na divisa entre os dois estados. O encontro ocorreu em Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, e faz parte do programa Juntos pela Segurança.
A parceria inédita visa fortalecer a segurança pública regional, promovendo ações conjuntas para aumentar a tranquilidade nas áreas fronteiriças. O encontro foi coordenado por Dominique de Castro Oliveira e pelo secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas do Ceará, Sérgio Pereira dos Santos. Participaram também agentes das polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros, além de representantes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Dominique de Castro ressaltou a importância da integração entre os estados, destacando que as forças estaduais devem se consolidar como as únicas legitimadas no controle territorial e combate à criminalidade organizada. Ela também lembrou o sucesso de operações anteriores realizadas com estados vizinhos, como Bahia e Paraíba.
“A união de Pernambuco e Ceará no enfrentamento da criminalidade é simbólica e fundamental para garantir a segurança nas nossas divisas”, afirmou a secretária.
Sérgio Pereira dos Santos reforçou a importância da colaboração entre os estados: “Com ações integradas, pretendemos realizar operações amplas na divisa, garantindo que o trabalho de um estado também beneficie o outro, visando a proteção de toda a população da região”, disse.
Redução dos índices criminais
Pernambuco vem registrando quedas consecutivas nos índices de criminalidade. Em setembro, houve uma redução de 19,3% nos homicídios, com 259 casos registrados, contra 321 no mesmo mês de 2023. Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) também caíram, com 3.421 ocorrências, o menor número em uma década para o mês de setembro.
Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), os homicídios caíram 10,3% em agosto, 12,6% em julho, 6,7% em junho e 11,6% em maio, sempre em comparação com o ano anterior. A maior redução de ocorrências foi registrada no Sertão, com 22,5% a menos de CVPs, seguido pelo Agreste, que apresentou queda de 19,3%.