DestaquesNotíciasSanta FIlomena

Panela de pressão explode e mata mulher; veja cuidados para evitar acidentes

panela

Quem não tem medo de chegar perto de uma pena de pressão? Infelizmente, esse medo se tornou realidade com uma mulher de Migi Guaçu, em São Paulo.

A cozinheira Alminda Maria, de 36 anos, morreu após uma panela de pressão explodir na churrascaria do restaurante. A vítima estava no primeiro dia de trabalho, de acordo com informações de autoridades.

Segundo informações da PM, em contato com o G1, outra mulher estava utilizando a panela minutos antes dela explodir, e havia desligado o fogo. Pouco tempo depois houve a explosão de panela de pressão.

A vítima chegou a ser socorrida, mas veio a óbito. O vídeo mostra a mulher sendo arremessada contra uma bancada com a força do estouro.

Como evitar acidentes?

Os fabricantes de panela de pressão devem seguir normas rigorosas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O Inmetro exige a certificação, por parte do fabricante, com a obrigatoriedade do Selo de Identificação da Conformidade. Esse selo assegura que o produto foi fabricado conforme os rigorosos processos de segurança.

Selo de segurança

Ou seja, toda panela de pressão precisa ter o selo Inmetro de segurança. Na hora de comprar a panela, olhe se ela possui esse selo de segurança, caso não tenha, NÃO COMPRE. Confira abaixo um exemplo.

panela04
download

Cuidado com válvula

Outro grande fator de risco é o acumulo de resíduos na válvula da panela de pressão, que acaba entupindo, impedindo a saída do ar.

Outros cuidados

O Ipem-SP e o Inmetro recomendam outros cuidados com o uso da panela de pressão.

  •  Leia o manual de instruções;
  • Mantenha sempre limpa a válvula de segurança da panela – aquela que chia – e desobstruída;
  • Verifique se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;
  • Substitua a válvula a cada cinco anos – somente em representantes autorizados; Troque o anel de borracha sempre que apresentar danos e sinais de envelhecimento;
  • Mantenha, durante o cozimento, o fundo da panela de forma plana;
  • Se a panela ou a tampa está danificada. Não a utilize devido ao risco;
  • Não leve a panela debaixo d’água. Pode ser perigoso;
  • Jamais levante a válvula com a mão ou com qualquer objeto para acelerar a saída da pressão. A peça foi projetada para suportar o nível de pressão do cozimento. Quando a pessoa apressa essa liberação, a válvula ou a borracha podem não aguentar. E estourar. É muito arriscado.
  • Nunca abra a panela sem que todo ar tenha sido expelido. Caso perceba que, no meio do cozimento de algo, a panela pare de funcionar, desligue o fogo imediatamente.
  • Quando a panela pegar pressão e começar a soltar vapor, diminua a temperatura do fogo, se a água no interior já está fervendo a quantidade de fogo não vai interferir no cozimento.
FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Charles Araújo
o autorCharles Araújo
charles-araujo-editor-chefe
Jornalista e comunicador com ampla atuação no Sertão do Araripe. Criador da plataforma Filó Notícias by Charles Araújo, dedica-se a levar informação precisa e relevante à população, abordando temas como política, segurança pública, zona rural, meio ambiente e eventos locais. Além de jornalista, atua como assessor de imprensa, especialista em marketing digital e publicidade e influenciador digital. Com uma linguagem próxima e engajada, Charles é referência na cobertura de notícias que impactam Santa Filomena e região.

Deixe um comentário