Quem não tem medo de chegar perto de uma pena de pressão? Infelizmente, esse medo se tornou realidade com uma mulher de Migi Guaçu, em São Paulo.
A cozinheira Alminda Maria, de 36 anos, morreu após uma panela de pressão explodir na churrascaria do restaurante. A vítima estava no primeiro dia de trabalho, de acordo com informações de autoridades.
Segundo informações da PM, em contato com o G1, outra mulher estava utilizando a panela minutos antes dela explodir, e havia desligado o fogo. Pouco tempo depois houve a explosão de panela de pressão.
A vítima chegou a ser socorrida, mas veio a óbito. O vídeo mostra a mulher sendo arremessada contra uma bancada com a força do estouro.
Como evitar acidentes?
Os fabricantes de panela de pressão devem seguir normas rigorosas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O Inmetro exige a certificação, por parte do fabricante, com a obrigatoriedade do Selo de Identificação da Conformidade. Esse selo assegura que o produto foi fabricado conforme os rigorosos processos de segurança.
Selo de segurança
Ou seja, toda panela de pressão precisa ter o selo Inmetro de segurança. Na hora de comprar a panela, olhe se ela possui esse selo de segurança, caso não tenha, NÃO COMPRE. Confira abaixo um exemplo.


Cuidado com válvula
Outro grande fator de risco é o acumulo de resíduos na válvula da panela de pressão, que acaba entupindo, impedindo a saída do ar.
Outros cuidados
O Ipem-SP e o Inmetro recomendam outros cuidados com o uso da panela de pressão.
- Leia o manual de instruções;
- Mantenha sempre limpa a válvula de segurança da panela – aquela que chia – e desobstruída;
- Verifique se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;
- Substitua a válvula a cada cinco anos – somente em representantes autorizados; Troque o anel de borracha sempre que apresentar danos e sinais de envelhecimento;
- Mantenha, durante o cozimento, o fundo da panela de forma plana;
- Se a panela ou a tampa está danificada. Não a utilize devido ao risco;
- Não leve a panela debaixo d’água. Pode ser perigoso;
- Jamais levante a válvula com a mão ou com qualquer objeto para acelerar a saída da pressão. A peça foi projetada para suportar o nível de pressão do cozimento. Quando a pessoa apressa essa liberação, a válvula ou a borracha podem não aguentar. E estourar. É muito arriscado.
- Nunca abra a panela sem que todo ar tenha sido expelido. Caso perceba que, no meio do cozimento de algo, a panela pare de funcionar, desligue o fogo imediatamente.
- Quando a panela pegar pressão e começar a soltar vapor, diminua a temperatura do fogo, se a água no interior já está fervendo a quantidade de fogo não vai interferir no cozimento.