“Pais e Filhos” é um dos maiores sucessos do Legião Urbana. A canção foi lançada no final década de 1989 e, até hoje, é reproduzida para espalhar a mensagem de amor entre pais e filhos.
Porém, este não o verdadeiro significado da música. Apesar da composição trazer frases bonitas, como “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, ela começa com uma história trágica. “Ela se jogou da janela do quinto andar / Nada é fácil de entender”, canta Renato Russo.
Segundo informações da Revista Cifras, o vocalista deixou bem claro que a composição passa uma mensagem muito séria durante uma participação no Programa Livre, do SBT, em 1994.
No YouTube, um usuário compartilhou o registro do momento e é possível ver a explicação do artista. Antes de começar a performance, Russo diz: “Escuta. Vocês sabem que essa música é sobre suicídio, né? Porque todo mundo pede música da Legião e fica um auê, entendeu? Essa música é muito, muito séria”.
Ele continuou: “Agora eu ‘tô’ legal e tudo, mas eu estive muito mal na minha vida. Estive muito, muito mal. Eu gostaria de ter a idade de vocês e, de repente, ‘tá’ legal, mas não. Eu quase que joguei fora metade da minha vida, com sucesso, com tudo, entendeu?”.
O músico completou: “Já que, aqui, o artista tem o espaço livre para falar, eu gostaria de lembrar todos vocês, que tão aqui numa boa, que, de repente, é importante o público respeitar o artista nesse sentido, entende? Da gente querer falar coisas novas e ir adiante”.
Confira a participação do Legião Urbana no Programa Livre, apresentado por Serginho Groisman.
[su_youtube url=”https://youtu.be/gANJYTskJzs” width=”800″ height=”500″ class=”javascript:void(0);”]