Quem não lembra de oito anos de críticas na Educação Municipal dos gestores Pedro Gildevan e Evaneide Melo, pelo então vereador de oposição, Cleomatson Vasconcelos, atualmente prefeito de Santa Filomena?
Quem também não lembra das promessas de uma revolução na educação, pelo candidato a prefeito Cleomatson, nas eleições de 2016?
Quase quatro anos depois ele gerindo o município, o que mudou?
É do conhecimento de todos, que tanto Evaneide quanto Gildevan, em seus mandatos construíram escolas, inclusive a maior e talvez a mais importante da rede municipal, Escola José Horácio de Melo. Também reformaram e ampliaram algumas escolas.
Mais importante do que reformar e construir, nos dois primeiros mandatos de Gildevan, Santa Filomena foi contemplada com a extensão de uma faculdade (FAFOPA), que trouxe formação superior para centenas de filhos e filhas de Santa Filomena, quase todos os professores formados do município.
Mas as gestões passadas deixaram a desejar, com relação a manutenção e pintura de algumas escolas, a exemplo da Antonio Secundino da Silva na Serra do Inácio e da Laudelino Freire Mororó na sede. Em dezembro de 2016, a Segundino não ficou diferente do que está agora; a Laudelino quase não identificava-se a cor da última pintura.
Destaque na Educação Pública de Santa Filomena na última gestão de Pedro Gildevan:
- Todas as escolas tiveram trocas de cadeiras, bancadas e quadros; em muitas escolas as biblioteca foram equipadas com computadores, impressoras, Datashows, bebedouros, armários, material didático, cozinhas com fogão industrial, geladeiras e outros.
- Todos os professores da rede municipal de ensino receberam formação continuada através de capacitação, seminários e palestras durante os quatro anos.
- O município sempre manteve o piso municipal dos professores consoante com o piso nacional;
- Conseguiu recursos federais via Ministério da Educação, com apoio do senador Fernando Bezerra para construção de uma Creche para 100 alunos (Iniciou em 2015, atualmente em fase de conclusão);
- Adquiriu um caminhão câmara-fria para transporte da alimentação escolar.
Destaque na atual gestão, pelo prefeito Cleomatson:
- O atual prefeito realizou pintura da escola Laudelino Freire Mororó e algumas outras escolas;
- Construção do muro da escola no distrito de Campo Santo;
- Fez pequenos reparos em outras, como troca de uma grade por um portão de zinco na escola de Livramento;
- Adquiriu mais vans para o transporte de alunos. Embora muitos alunos ainda sejam transportados em veículos inadequados, como o famoso “pau de arara”.
O que Cleomatson prometeu e não fez:
- Ensino universitário na cidade;
- Parceria Prefeitura/Univasf com transporte universitário para Petrolina;
- Melhoria na merenda escolar;
- Valorização dos professores, com melhores salários.
Faça você mesmo(a) a sua avaliação:
Caro leitor, a situação que se encontram escolas como a Antonio Secundino da Serra do Inácio, que durante a gestão 2013-2016 chegou a ter aproximadamente 400 alunos, é suficiente para entender. O que mudou nas escolas?
Os avanços e retrocessos relatados em vários aspectos na Educação Pública Municipal de Santa Filomena lhe dão a oportunidade de julgar.
Espera-se que o povo de Santa Filomena saiba exigir mais dos seus candidatos nessas eleições 2020. E que após a campanha, saiba executar o dever de cobrar do próximo gestor, melhorar de fato a educação do município de Santa Filomena.
Continuaremos mostrando o que aconteceu na educação de Santa Filomena na última década, em outros artigos.