Notícias

O que explica o preço do ovo ter subido tanto?

O preço do ovo no atacado subiu mais de 40% em fevereiro em várias regiões do Brasil, segundo o Cepea (Esalq/USP). Em Santa Maria de Jetibá (ES), o valor da caixa com 30 dúzias de ovos vermelhos atingiu R$ 276,54, alta de 43% em relação ao ano passado.

Especialistas apontam que o aumento foi impulsionado pelo custo elevado do milho, calor intenso e demanda aquecida durante a Quaresma, período em que muitos católicos substituem a carne vermelha por ovos.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) explica que a demanda maior por ovos nesse período é comum, mas Tabatha Lacerda, do Instituto Ovos Brasil (IOB), afirma que a alta chegou antes do esperado.

Além do milho, que subiu 30% desde julho de 2024, os custos com embalagens aumentaram mais de 100%. O presidente Lula comentou o preço elevado e propôs reunião com atacadistas para buscar soluções. Produtores acreditam que os preços devem se normalizar após a Quaresma.



Filó Notícias by Charles Araújo
Fabio Lucas Carvalho
Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Deixe um comentário