Recentemente divulgamos a entrega de uma ambulância SAMU 192 do Governo Federal em Santa Filomena, pelo presidente da República Jair Bolsonaro. O prefeito Cleomatson (PSB) mais uma vez não teve a grandeza de reconhecer o mérito desse importante benefício ao povo filomenense e sem qualquer pudor, fez questão de divulgar em sua mídia manipulada e completamente tendenciosa, por pessoa que não tem qualquer compromisso com a verdade, afirmando hora que a referida ambulância é proveniente do Governo do Estado ao qual ele é aliado e filiado no partido do governador Paulo Câmara; hora afirmando que a ambulância é fruto do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
Diante da hipocrisia de uma gestão que ainda não realizou qualquer ação importante no município durante três anos e dois meses, tivemos a preocupação de esclarecer com a verdade; com informações do Ministério da Saúde do Governo do Brasil.
As informações a seguir são oriundas do Portal do Governo do Brasil, Veja também AQUI
Do início de 2019 até agora, 528 municípios em todas as Unidades Federativas foram contemplados, levando o SAMU 192 a 3.703 municípios em todo Brasil. Com a aquisição das novas ambulâncias, o Ministério da Saúde distribuiu este ano 1.061 novas ambulâncias do SAMU 192, sendo: 796 para renovação de frota, 265 para expansão ou implantação do serviço, com investimento federal de R$ 198,8 milhões, totalizando 1.519 ambulâncias. Na prática, a iniciativa coloca 3.908 ambulâncias à serviço da população, que conta ainda com 261 motolâncias, 12 equipes de embarcação, 15 equipes aeromédicas e 191 centrais de regulação distribuídas em todos os estados.
Critérios
Para renovar a frota, estão sendo considerados o tempo de uso e o funcionamento regularizado do serviço. Toda a frota com mais de cinco anos de uso, sem renovação anterior e que não possua irregularidades, pendências ou ocorrências nos órgãos de fiscalização, incluindo o Ministério da Saúde, deverá ser renovada.
Para ampliação, expansão e implantação, os critérios são o quantitativo de atendimentos do SAMU que já são feitos nos municípios que possuem o serviço e querem ampliar. Para esses casos, considera-se a população mínima de 12,5 mil habitantes. Os pedidos com os projetos e pactuações locais devem ser feitos pelos estados e municípios ao Ministério da Saúde, que avaliará cada caso.
As ambulâncias doadas estarão vistoriadas e disponíveis para retirada na cidade de Sorocaba, em São Paulo. Todos os munícipios contemplados estão sendo notificados e estima-se que em até 60 dias todos os veículos sejam retirados diretamente pelos gestores municipais. Antes da retirada, o prefeito ou governador deve assinar o Termo de Doação do veículo e encaminhar ao Ministério da Saúde a assinatura, para posterior publicação no Diário Oficial da União. Essas regras obedecem a recomendação da Controladoria-Geral da União e acórdão do Tribunal de Contas da União.
SAMU 192
O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.
O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.
Saiba mais sobre o SAMU clicando aqui.
Vale destacar que a participação do Governo do Estado de Pernambuco na distribuição das ambulâncias SAMU foi somente receber do Ministério da Saúde na cidade de Sorocaba, SP e repassar aos municípios como Santa Filomena, Ouricuri e tantos outros.