Nas eleições municipais de 2024, os eleitores que não puderem comparecer ao seu local de votação em 6 de outubro, entre 08h e 17h, devem justificar a ausência. Diferente das eleições gerais, o voto em trânsito não está disponível, por isso, quem não solicitou a transferência de zona eleitoral até 8 de maio de 2024 precisará justificar.
Existem três formas de justificar a ausência:
- Aplicativo e-Título: disponível para download nas plataformas Android e iOS, o app permite a justificativa de maneira rápida, desde que o título de eleitor esteja regular.
- Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral: este documento, disponível em formato PDF, pode ser baixado, preenchido e entregue nas mesas receptoras de justificativas nos locais indicados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.
- Cartórios Eleitorais: os eleitores também podem se dirigir ao cartório eleitoral de sua zona para realizar a justificativa.
Lembre-se de que a justificativa deve ser feita no dia da eleição ou até 60 dias após o pleito. Caso contrário, o eleitor ficará sujeito a penalidades, como restrições ao obter passaporte e inscrever-se em concursos públicos.
Tags:Eleições