Meteoríticas realizam terceiro dia de atividades voltadas a promoção da ciência espacial em Filomena

Elas estão em Santa Filomena desde sábado, 21, realizando atividades de popularização da ciência, como exposições e palestras científicas...
https://www.instagram.com/p/Cyq3uIjpqpl/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

No terceiro dia de atividades voltdas a promoção da ciência espacial em Santa Filomen (PE), as Meteoríticas realizaram palestra e exposição ciêntifica para alunos da rede municipal e estadual de ensino e população, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

As Meteoríticas foram uma das primeiras equipes a chegar na cidade depois do ocorrido na tarde de 19 de agosto de 2020, quando os moradores de Santa Filomena ouviram um estrondo acompanhado da queda de várias “pedras” do céu. Elas conseguiram obter amostras dos fragmentos espaciais.

Elas estão em Santa Filomena desde sábado, 21, realizando atividades de popularização da ciência, como exposições e palestras científicas, para fomentar a cultura científica e valorizar o patrimônio natural da região.

A emissora de TV regional afiliada da Globo esteve no evento e fez entrevista com as Meteoríticas, que deve ser veiculada nas edições jornalísticas da TV Grande Rio e G1.

Meteorito Santa Filomena

A queda do meteorito aconteceu na tarde de 19 de agosto de 2020, quando os moradores de Santa Filomena ouviram um estrondo acompanhado da queda de várias “pedras” do céu. A situação chamou a atenção de curiosos e políticos do mundo inteiro.

Pesando cerca de 2,8 kg, o fragmento foi adquirido pelo Museu Nacional após uma chuva de meteoritos em 2020, sobre a cidade de Santa Filomena, em Pernambuco. A cidade foi literalmente “invadida” por dezenas de curiosos, pesquisadores e até caçadores do exterior atrás das pedras.

A corrida ao meteorito Santa Filomena abriu uma discussão que tramita no Congresso Nacional sobre a regulamentação da propriedade de meteoritos que caem em solo brasileiro.

O meteorito Marciano brasileiro de 40kg que foi tirado indevidamente de país. Segundo investigação, ele está nas mãos de um colecionador anônimo, provavelmente nos EUA. Por isso, dentro das atividades das Meteoríticas, a luta em defesa de um projeto de lei dos meteoritos.

Meteorito Santa Filomena fará parte de exposição no Museu Nacional — Foto: Cristina Boeckel/g1 Rio

As Meteoríticas

O nome do grupo surgiu quando Maria Elizabeth Zucolotto foi a campo, junto com as “marinheiras de primeira viagem” Amanda Tosi e Diana Andrade, quando caiu um meteorito na Bahia, no segundo semestre de 2017.

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Categorias
DestaqueNotíciasSanta FIlomena

Acadêmico de Jornalismo, comunicador, blogueiro, assessor de Imprensa, trabalha com marketing digital, digital influencer, publicidade, fotografia e divulgações.
Um comentário
  • Meteoríticas realizam terceiro dia de atividades voltadas a promoção da ciência espacial em Filomena – Meteoríticas
    25 outubro 2023 at 11:53
    Publicar comentário

    […] de outubro de 2023 Autor: Sarah Maciel Categoria: Sem categoria Meteoríticas realizam terceiro dia de atividades voltadas a promoção da ciência espacial em Filo… Postado em Sem […]

  • Publicar comentário

    *

    *

    Pesquisa
    Charles Araujo Editor
    https://www.charlesaraujo.com.br/site/quem-e-tico-de-pedro-otavio/

    POSTS RELACIONADOS