Nicole Rodrigues de Castro de 7 anos, foi a primeira criança filomenense vacinada contra a Covid-19. A pequena recebeu o imunizante com os olhinhos brilhando em um misto de medo e alegria. A mamãe Gilza Roodrigues dos Santos e o pai Adriano de Castro Souza, também não esconderam o sentimento de dó e de esperança durante a aplicação. A vacinação das crianças de 5 a 11 anos no município de Santa Filomena começou nesta quinta-feira (20).
Embora com autismo, a menina não mostrou resistência à aplicação do imunizante. O momento da vacina na primeira criança de Santa Filomena foi especial e ficou registrado nas lentes da Secretaria de Saúde e da família. Assim como Nicole, outros pequenos filomenenses com comorbidades compareceram a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Sede para tomar a primeira dose.

Vacinação
A vacinação para crianças com comorbidades (Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autismo (TEA) e doenças neurológicas crônicas) começou nesta quinta-feira (20) e seguidorá conforme o número de doses a disposição, nas UBS’s da Sede e do Distrito do Socorro, de segunda a sexta, das 07h às 12h e das 13 às 15h30.
“Iniciamos a aplicação em crianças com comorbidades e vamos continuar vacinando a faixa etária de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades, conforme a disponibilidade de doses da vacina. Nesse primeiro momento recebemos um lote com 210 doses e vamos aplicar conforme orientação da IX Geres. Reforçamos aos pais e responsáveis que a vacina é segura e garante a imunização das crianças”, destacou a secretário de saúde, Junior Ray.
