Diante da queda na popularidade do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, nesta quinta-feira (6), uma série de viagens pelo País para fortalecer sua imagem e divulgar ações do Executivo. A estratégia, articulada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, inclui a participação da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de diversos ministros.
Após priorizar agendas internacionais e enfrentar problemas de saúde, Lula volta a concentrar esforços no cenário nacional. Pesquisas recentes apontam desgaste do governo: levantamento da Genial/Quaest mostrou que 49% dos entrevistados não votariam nele de forma alguma, e sua desaprovação (49%) superou a aprovação (47%) pela primeira vez.
Nesta quinta, o presidente visita o Rio de Janeiro ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do chefe da Casa Civil, Rui Costa, para a reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, fechada desde 2020. Com a proximidade de uma reforma ministerial e a preocupação com as eleições de 2026, o governo busca recuperar apoio popular e enfrentar adversários políticos dentro e fora das redes sociais.