Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite desta segunda-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou os programas sociais Pé-de-Meia, voltado para estudantes do ensino médio, e Farmácia Popular, que oferece medicamentos gratuitos à população.
A partir desta terça-feira (25), o Ministério da Educação começará a pagar a parcela de R$ 1 mil do Pé-de-Meia a estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escolas públicas em 2024. O benefício está disponível para todos que passaram de ano, e aqueles que finalizaram o ensino médio poderão sacar o valor imediatamente. Mais de 90% dos jovens participantes do programa conseguiram avançar para a próxima série.
O programa Pé-de-Meia está beneficiando mais de 4 milhões de jovens, contribuindo para a permanência dos estudantes na escola, elevando a qualidade do ensino e aumentando a renda das famílias brasileiras.
Durante o pronunciamento, o presidente também destacou a recente ampliação do Farmácia Popular, que agora oferece totalmente de graça todos os 41 itens do programa. Entre os produtos distribuídos estão medicamentos, fraldas e absorventes, disponíveis nas farmácias credenciadas.
Com a ampliação do programa, pessoas com doenças como diabetes, hipertensão e asma podem retirar os medicamentos necessários em farmácias conveniadas, apresentando apenas a receita médica e um documento de identidade. Além disso, fraldas geriátricas foram incluídas no pacote de itens gratuitos, ampliando o alcance e o impacto do Farmácia Popular na saúde pública.