A União Federal das Patrulhas Aéreas Civil (UFEPAC) realizou hoje (22) no Auditório da Casa dos Conselhos em Santa Filomena-PE, uma importante palestra com alunos da Escola Municipal José Horácio de Melo, abordando a Lei Lucas e a importância dos primeiros socorros no ambiente escolar. A ação foi conduzida pela equipe local da UFEPAC, composta pelo 2º tenente Rogério Guimarães, subtenente Augusto Nivaldo, a técnica de enfermagem Marinês, além de Milena Barros, Carol, Marcos Lira e Jhonatan Barros.

O evento teve como foco instruir alunos e professores sobre a execução de manobras de desengasgo, atendimento em casos de desmaio e procedimentos para crises epilépticas. Além disso, foram tratados temas como segurança doméstica, prevenção de acidentes e queimaduras, e os cuidados necessários no uso de materiais de limpeza e medicamentos em ambientes com crianças.
A palestra destacou a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), sancionada em 4 de outubro de 2018, que determina que escolas públicas e privadas ofereçam treinamentos em primeiros socorros para seus professores e funcionários. A lei visa salvar vidas e ampliar a conscientização sobre como agir em situações emergenciais.

A atividade foi realizada em parceria com a Escola Municipal José Horácio de Melo e contou com o apoio do corpo docente, liderado pela diretora Edileuza Maria. Também esteve presente apoiando, o diretor municipal de cultura, Edinaldo Barros.
“Tivemos uma ótima aceitação pelas crianças, que foram atentas a demonstração lúdica, através de slides. Ficamos encantados com os alunos e os professores, pela grande cooperação. Esse trabalho da UFEPAC demonstra o compromisso da organização com a segurança e a formação cidadã em nosso município, contribuindo para uma comunidade escolar mais preparada e consciente”, destacou o tenente Rogério.






Vejo como momento importantíssimo uma palestra de ensino básico dee primeiros socorros, com as técnicas repassadas podemos salvar vidas, acho que devemos incentivar mais palestras como essa várias vezes, e para todos estudantes de todos municípios brasileiros.