A Secretaria de Assistência Social (SAS) em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou durante o dia 25/08, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, que este ano teve como tema: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
O evento aconteceu de forma presencial e virtual e foi transmitido pela página da Prefeitura de Santa Filomena no Facebook, seguindo as regras de biossegurança devido à pandemia.
A Coonferência foi realizada no Auditório da Casa dos Conselhos e contou com o apoio do Sistema Charles Araújo de comunicação. Participaram de forma presencial na abertura, a vice-prefeita Francinete Diniz, a secretária municipal de Assistência Social, Evaneide Antonia de Melo, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Evany Melo de Macedo, os vereadores Edvaldo Barros e Adelvan Damasceno, a assessora jurída da Prefeitura de Santa Filomena, Regina Holanda, a representante dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUAS), Vanessa Brito, a representante dos usuários do SUAS, dona Mercê.

A vice-prefeita Francinete Diniz destacou o trabalho humanizado da gestão municipal, que tem garantido a valorização dos profissionais da assistência social do município e da população vulnerável. “Muitos são os avanços na atual gestão. Nossas ações estão transformando a política de assistência social de Santa Filomena”, frisou.
Já a secretária Evaneide Melo destacou a importância da Conferência, como meio da Prefeitura acolher as reinvindicações da população. “É necessário a participação da sociedade na discussão dos temas sobre o setor da Assistência Social”, afirmou.
A IX Conferência foi conduzida pelo comunicador, Charles Araújo e a assistente social Isabel Amaral, e contou com a participação de alunos da Escola José Horácio de Melo, com uma apresentação valorizando a Banda de Pífanos e a dança de São Gonçalo, tradições culturais do município. Caline Lira fez a leitura do regimento intero CMAS, que foi aprovado por unanimidade. Seguidamente foi apresentada a ‘Palestra Magna” pelo assistente social Alcimar da Silva Souza.
Vários represetantes de pastas e departamentos da Prefeitura estiveram presentes: Dra Gildene Melo, Rivaldino Reis, Marleide Castro, Edinaldo Barros, Lamara Lins, Lindinalva Teixeira; além de representantes do associativismo como presidentes de associações, do Conselho Muncipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Edicleide Pereira), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Renata Castro), agentes de saúde e populares.
Durante a tarde, as propostas foram apresentadas e votadas, conforme a descrição a seguir.
Propostas
Além da palestra, os participantes analisaram 36 propostas pré-sugeridas para o setor, sendo todas aprovadas. Essas propostas escolhidas por votação serão encaminhadas à Conferência regional. As sugestões abrangem desde financiamentos, proteção social, até a atuação do SUAS em situações de emergência e calamidade pública. Além de colaborar com as diretrizes das políticas assistenciais, as propostas elaboradas terão um papel fundamental para minimizar os impactos da pandemia ocasionada pela Covid-19.
Os participantes ainda elegeram 02 delegados titulares e 02 suplentes para participar do evento regional.