Notícias

Inflação da energia avança e setor cobra volta do horário de verão

1016075 28042016 capa img 1454a scaledBrasília - O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A inflação da energia elétrica residencial subiu 3,62% em maio, segundo o IPCA. O aumento, superior à média geral de 0,26%, foi impulsionado pela adoção da bandeira vermelha, que encarece em R$ 4,463 cada 100 kWh consumidos.

Reservatórios baixos acendem alerta

A medida foi tomada pela ANEEL após queda nas chuvas e nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) vê o momento como ideal para retomar o debate sobre o horário de verão.

Setor espera estímulo econômico

Segundo Paulo Solmucci, presidente da entidade, o retorno do horário traria alívio na conta de luz e estimularia o consumo em bares e restaurantes, com estimativa de alta de até 15% no faturamento.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Fabio Lucas Carvalho
Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Deixe um comentário