Entre os próximos dias 05 a 06 de junho, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas, Guilherme Coelho, estará na China acompanhando o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, na VII Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN). Durante o encontro, será discutido os acertos finais para a abertura do mercado chines para a uva brasileira.
A missão oficial inclui uma comitiva de ministros, como o ministro da Agricultura Carlos Fávaro e a ministra do Planejamento Simone Tebet, parlamentares e empresários. A comitiva está na capital dos Emirados Árabes Unidos, Dubai, para uma parada estratégica e segue para Pequim nesta segunda-feira (03).
Guilherme Coelho também participará do painel “Parceria para um relacionamento estratégico e estável no agronegócio”, na quarta-feira (05). “Estamos muito perto de fecharmos um acordo para comercialização da nossa uva para a China. Será uma grande conquista para a fruticultura, quando teremos a oportunidade de vender para um mercado formado por cerca de 1 bilhão e 400 milhões de pessoas. Isso trará reflexos muito positivos para a economia brasileira, sobretudo a do Vale do São Francisco”, disse o presidente da Abrafrutas.
A COSBAN é o principal mecanismo de diálogo regular entre o Brasil e a China e é liderada pelos vice-presidentes dos dois países.