O ministro da Educação, Camilo Santana, revelou nesta terça-feira (26) os detalhes de um novo programa que está sendo finalizado. Ele vai beneficiar estudantes de baixa renda que estão no ensino médio com uma ajuda financeira para permanecerem na escola e uma reserva de dinheiro que poderão retirar quando terminarem essa fase da educação formal. Os valores da ajuda e da reserva ainda não foram definidos.
“A ideia é que a gente possa garantir um apoio porque quando um aluno chega no ensino médio, idade de 14 ou 15 anos, geralmente é aquela fase que, diante da dificuldade da família, ele precisa trabalhar. Então, muitas vezes, o aluno abandona a escola, falta demais, é reprovado. A ideia é dar um auxílio que será mensal e uma poupança para que ele possa receber ao final do ensino médio, por ano“, disse o ministro Camilo Santana.
a poupança poderá ser resgatada pelo aluno para projetos individuais dele, como abrir o negócio ou pagar estudos em uma faculdade. Nos dois casos, segundo Camilo Santana, serão exigidas contrapartidas dos beneficiários, como frequência escolar e aprovação.