Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, afirmou que o salário mínimo deve passar por mais um aumento ainda neste ano. O último reajuste aconteceu no mês passado, quando o salário chegou ao patamar de R$ 1,302.
“Nós estamos discutindo a busca de espaço fiscal para mudar o valor do salário mínimo ainda este ano. Se houver espaço fiscal, nós haveremos de anunciar uma mudança para 1º de maio”, afirmou o ministro em entrevista.
O novo reajuste do salário mínimo faz parte da Política de Valorização do Salário Mínimo, uma das prioridades do novo governo. O ministro destacou que o governo Lula já teve bons resultados com essa política no passado.
“Nós conseguimos mostrar que era possível controlar a inflação, gerar empregos e crescer a renda, crescer a massa salarial dos trabalhadores do Brasil inteiro, impulsionado pela Política de Valorização do Salário Mínimo, que consistia em, além da inflação, garantir o crescimento real da economia para dar sustentabilidade, para dar previsibilidade, para dar credibilidade acima de tudo para todos os agentes. É importante que os agentes econômicos, o empresariado, os prefeitos, os governadores, saibam qual é a previsibilidade da base salarial do Brasil, e o salário mínimo é a grande base salarial do Brasil”, explicou.