O PSDB, partido da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, está em negociações avançadas com o PSD, liderado em Santa Filomena pelo prefeito Gildevan Melo, para uma possível aliança.
Segundo o presidente do PSD, Gilberto Kassab, três formatos estão sendo estudados: federação, fusão e incorporação. “Qualquer modelo de aliança com um partido que tem quadros tão qualificados fortalece ambos os partidos“, afirmou Kassab.
As conversas, iniciadas no fim de novembro, buscam alinhar questões regionais antes de avançar para o cenário nacional. Kassab já dialogou com os três governadores do PSDB: Eduardo Leite (RS), Raquel Lyra (PE) e Eduardo Riedel (MS). De acordo com fontes próximas, os encontros tiveram resultados positivos.
Se ocorrer a fusão, todos os políticos do PSDB serão incorporados ao PSD, incluindo a governadora Raquel Lyra, que integrará o mesmo partido do prefeito Gildevan Melo em Santa Filomena.
Nas eleições de 2022, Gildevan Melo apoiou Miguel Coelho no primeiro turno e no segundo, aderiu à eleição de Raquel Lyra, que recebeu 4.056 votos no município de Santa Filomena.
Por Fábio Lucas, com edição de Charles Araújo