Santa Filomena-PE celebra, nesta segunda-feira (29), seus 30 anos de emancipação política com um marco que pode mudar a história da educação no município: a renovação da frota de transporte escolar. Em um município de 1.005Km² com 95% das estradas não pavimentadas (sem asfalto) e enormes desafios logísticos para levar as crianças da zona rural até as escolas, a gestão do prefeito Gildevan Melo (PSD) aposta em uma transformação radical.
Segundo levantamento do Filó Notícias, cerca de 50 veículos circulam atualmente no transporte escolar entre os “amarelinhos” oficiais e ônibus terceirizados, muitos deles adaptados de forma precária. O cenário, que começou nos anos 1990 com os conhecidos “paus-de-arara”, pouco havia avançado até a última gestão. Agora, o prefeito reeleito para o quinto mandato resolveu mudar as regras do jogo.
“Eu decidi que não dava mais para conviver com ônibus quebrados, veículos sem condições e crianças sendo transportadas sem dignidade. Nós estamos construindo uma frota própria, sólida e segura, que vai acabar de vez com o improviso que marcou esse serviço por décadas”, destacou Gildevan em entrevista à rádio Voluntários FM.
Como funciona o novo modelo?
O primeiro passo foi a cobrança direta aos motoristas, que agora recebem salário por produção, eliminando a prática de deixar ônibus parados por supostos defeitos. Paralelamente, a Prefeitura investiu na aquisição de novos veículos, com reforço de unidades enviadas pelo Governo de Pernambuco.
Atualmente, a rede escolar já conta com 24 ônibus padronizados, entre os em circulação e os de reserva. Desses, 14 são novos – sendo 9 doados pelo Estado e 5 comprados com recursos próprios do município. Outros 4 veículos (2 estaduais e 2 municipais) devem chegar até o fim de 2025, totalizando 28 “amarelinhos” em perfeitas condições de uso.
O fim da era dos terceirizados
Apesar dos avanços, ainda há um desafio: substituir definitivamente o transporte terceirizado, considerado ineficiente e inseguro. Hoje, parte das crianças ainda é levada em ônibus com até 10 anos de uso, sem assentos adequados, sem acessibilidade e sem o mínimo de conforto.
Segundo os cálculos da gestão, Santa Filomena precisará de mais 22 novos ônibus para erradicar esse modelo. Uma meta ousada, mas que o prefeito afirma estar determinado a alcançar.
Educação como legado dos 30 anos
No aniversário de 30 anos de emancipação política, Santa Filomena tem no transporte escolar uma das conquistas mais significativas de sua trajetória. Em um município com tantos obstáculos geográficos e estruturais, garantir que as crianças cheguem à escola com segurança é mais do que logística: é investimento no futuro.
“Educar com eficiência é preparar o futuro de uma sociedade. Essa é uma das maiores heranças que queremos deixar para Santa Filomena”, resumiu Gildevan.
Por Charles Araújo