Folha/IPESPE/Petrolina: Simão Durando lidera pesquisa e resultado evidencia força do grupo Coelho

Prefeito de Petrolina tem 53% das intenções de voto, enquanto Júlio Lóssio aparece com 22%; Durando também apresenta a menor rejeição entre os candidatos....

Simão Durando (União Brasil), prefeito de Petrolina desde abril de 2022, lidera a corrida eleitoral com 53% das intenções de voto, segundo a mais recente pesquisa estimulada realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco. Durando assumiu o cargo após a saída de Miguel Coelho, que deixou a prefeitura para disputar o Governo de Pernambuco.

Em segundo lugar aparece o ex-prefeito Júlio Lóssio (PSDB), com 22% das intenções de voto. Lóssio conta com o apoio da governadora Raquel Lyra. Outros candidatos seguem distantes: Odacy Amorim (PT) registra 8%, Lara Cavalcanti (PL) tem 5%, Marcos Bezerra (Agir) aparece com 1%, e Maria Clara (UP) não pontuou.

A pesquisa, realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro com 500 eleitores, também avaliou a rejeição dos candidatos. Simão Durando é o que apresenta a menor taxa de rejeição, com 24%. Júlio Lóssio e Lara Cavalcanti estão empatados neste quesito, ambos com 39% de rejeição. Odacy Amorim tem a maior rejeição entre os concorrentes, com 55% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma.

A liderança de Durando reflete a força política do grupo Coelho em Petrolina. Mesmo fora da gestão municipal há mais de dois anos, Miguel Coelho continua a desempenhar um papel central na campanha. Em um de seus programas eleitorais, Simão Durando enfatiza que se vê mais como um servidor público do que como um político, enquanto Miguel Coelho faz questão de associar sua imagem à de Durando. “Cada voto em Simão é como se fosse um voto em Miguel”, destaca o ex-prefeito em seu apoio.

Além de Miguel, outros membros da família Coelho estão envolvidos na campanha de Durando. O ex-senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal Fernando Filho também aparecem no guia eleitoral, destacando as qualidades do atual prefeito. Já o deputado licenciado Antônio Coelho tem atuado de forma mais direta, reforçando a campanha nas ruas.

Com 238.587 eleitores, Petrolina é o quinto maior colégio eleitoral de Pernambuco.

Categorias
DestaqueEleiçõesPetrolina

Acadêmico de Jornalismo, comunicador, blogueiro, assessor de Imprensa, trabalha com marketing digital, digital influencer, publicidade, fotografia e divulgações.
Sem Comentários

Publicar comentário

*

*

Pesquisa
SILVIO SANTOS
Charles Araujo Editor