A estreia do time campeão da Copa Libertadores será no dia 17 de dezembro, ainda sem adversário definido. O Liverpool, campeão europeu, inicia sua trajetória no dia seguinte. Os rivais dos dois principais times do torneio – que entram apenas nas semifinais – sairão dos confrontos das quartas de final, que ainda serão definidos através de sorteio a ser realizado em 16 de setembro.
Até o momento, três equipes têm presença assegurada na competição: Liverpool, campeão da Europa; Monterrey (México), campeão das Américas Central e do Norte; e Hienghène Sport (Nova Caledônia), campeão da Oceania. Resta serem definidos os representantes da África, Ásia e América do Sul, além do time que aproveitará a vaga do Catar, país-sede.
A princípio, o posto catari ficará com o Al Sadd, time mais tradicional do país e que foi campeão nacional no meio do ano. A equipe – que agora é comandada pelo ex-jogador Xavi – ainda pode, entretanto, perder a vaga para o Al Duhail, caso o rival seja campeão da Liga dos Campeões da Ásia. Neste caso, a vaga o Al Duhail representaria o Catar, e a vaga asiática ficaria com o vice-campeão continental. O Al Sadd também está vivo na Champions da Ásia e pode levar o título do torneio.
Caso nenhum dos catari conquiste o título asiático, o jogo de abertura do Mundial de Clubes é o único que ficaria definido com antecedência: o Al Sadd enfrentaria o Hienghène Sport em 11 de dezembro. Os jogos das quartas de final serão definidos com o vencedor deste confronto junto ao Monterrey e aos campeões da Ásia e da África – que serão sorteados como times A, B e C.
A edição de 2019 será a penúltima em que o Mundial de Clubes será realizado no modelo atual, com sete equipes e disputado anualmente. O projeto da Fifa é que a partir de 2021 o torneio passe a ser disputado de quatro em quatro anos, com a participação de 24 equipes. A edição de 2020 também será realizada no Catar.
Fonte: Globo Esporte